Furadeira mecânica
A furadeira é uma máquina especializada composta em geral de um cabeçote, chamado fuso, que põe em rotação uma ferramenta chamada broca. A ferramenta chamada broca é uma haste metálica confeccionada em metal duro muitas vezes produzido pelo processo de sinterização composto de canais helicoidais que facilitam a saída de material erodido ou usinado do gume de corte para fora do furo, semelhante a um parafuso de Arquimedes. A broca penetra no metal ou outro material deixando um furo redondo e de dimensões precisas. Portanto, as furadeiras são máquinas operatrizes especializadas em fazer furos.
. Tipos de Furadeira
• Furadeiras Portáteis – Estes tipos de furadeiras são apropriadas para operações que requerem a execução de furos em peças e/ou equipamentos difíceis de serem transportados e/ou posicionados nas máquinas de furar. Geralmente são usadas para execução de furos de pequeno diâmetro e profundidade onde não se exigem pequenas tolerâncias do furo. Neste caso, a força de avanço é dada diretamente pela pressão muscular do operador.
[pic]
• Furadeiras Sensitivas ou de Bancada – São furadeiras de pequenas dimensões onde o avanço da broca é dado pela força muscular do operador (daí o nome sensitivas) enquanto a peça fica presa na bancada. Tais furadeiras são projetadas para executar furos de até ½” e o motor geralmente tem capacidade em torno de 0,5cv.
[pic]
• Furadeiras de coluna – Estas furadeiras são similares às sensitivas, porém maiores e mais robustas. Devido à maior potência, elas são usadas para furação mais pesada. A principal diferença construtiva entre as furadeiras de coluna e as sensitivas é a existência de um mecanismo usado para mudança de velocidade e avanço da broca.
[pic]
• Furadeiras múltiplas de