Furacões
° Formação: Os furacões são fenômenos meteorológicos que se alimentam do calor liberado através da umidade do ar e da condensação do vapor de água.
Os furacões se formam quando o oceano é aquecido pelo sol por muito tempo, causando o aquecimento da massa de ar aumentando a umidade. O calor liberado pelo vapor da água, trás a formação de uma tempestade que ganha força de acordo com o calor que possui, o que resulta em um furacão.
Eles geralmente se formam em áreas tropicais.
São classificados numa escala de 1 a 5 de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson. Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes.
° Furacões famosos:
Desde 2000, dezenas de furacões provocaram grandes danos no Caribe, América Central, EUA e Canadá. Os mais conhecidos são os furacões Katrina (2005) e o Sandy (2012).
Katrina: O furacão Katrina alcançou a categoria 5 e é o mais caro da historia dos EUA. Causou mais de 1,800 mil pessoas morreram e custou mais de 81 bilhões de mortos. A região mais atingida foi New Orleans, Louisiana. Os ventos do furacão Katrina chegaram a mais de 280 km/h. Causou problemas na economia pois parou com a extração de gás natural e petróleo dos EUA.
Sandy: o furacão Sandy se tornou o maior furacão, em termos de comprimento, do Oceano Atlântico. O furacão atingiu Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana e alguns estados da costa Oeste dos EUA como New York e New Jersey. As áreas mais afetadas foram nos EUA que declarou estado de emergência em New York , tendo lojas e estabelecimentos fechados e escolas sendo usadas como abrigo. Causou gasto de cerca de 50 bilhões de dólares. Foi apelidado de Frankenstorm por ter previsão de chegar ao leste do Canadá no dia das bruxas.
Haiyan: Aconteceu em 2013 nas Filipinas. É um poderoso ciclone tropical que chegou a atingir ventos de cerca de 315 km/h. É considerado um dos maiores ciclones na