Funções
Função é um dos conceitos mais importantes da matemática. Existem várias definições, dependendo da forma como são escolhidos os axiomas. Uma relação entre dois conjuntos, onde há uma relação entre cada um de seus elementos. Também pode ser uma lei que para cada valor x é correspondido por um elemento y, também denotado por ƒ(x). Existem inúmeros tipos de funções matemáticas, entre as principais temos: função sobrejetora, função injetora, função bijetora, função trigonométrica, Função linear, função modular, função quadrática, função exponencial, função logarítmica, função polinomial, dentre inúmeras outras. Cada função é definida por leis generalizadas e propriedades específicas.
Função Constante
Para exemplificar vamos observar a função constante representada graficamente no plano cartesiano:
Neste exemplo a constante k possui o valor -3.
Observe os pontos (-2, -3), (0, -3) e (4, -3) que destacamos no gráfico da função.
Em cada um destes pontos distintos temos uma abscissa diferente, no entanto todos os três possuem a mesma ordenada.
Isto vale para qualquer ponto do gráfico desta função, pois qualquer que seja o valor de x, o valor de y sempre será igual a -3, já que y não depende de x, pois y não faz parte da lei de formação da função, que é meramente a constante -3.
Função 1º Grau
Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a0. Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante. Veja alguns exemplos de funções polinomiais do 1º grau: f(x) = 5x - 3, onde a = 5 e b = - 3 f(x) = -2x - 7, onde a = -2 e b = - 7 f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0 Gráfico O gráfico de uma função polinomial do 1º grau, y = ax + b, com a0, é uma reta oblíqua aos eixos Oxe Oy. Exemplo: Vamos construir o gráfico da função y = 3x - 1: Como o gráfico é uma