Funções
ESTATÍSTICA
Atividade Técnica Prática Supervisionada
2º B - Engenharia Civil
Rondonópolis, 13 de outubro de 2011.
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
ESTATÍSTICA
Atividade Técnica Prática Supervisionada
Discentes:
Iorhan Padim Alencar RA: 1136336670
Jessika Marques O. Giongo RA: 1183404190
Raissa Rayslla Nascimento Ferreira RA: 1158389743
Profª. Rosana Ramon
2º B - Engenharia Civil
Rondonópolis, 13 de outubro de 2011.
ETAPA 1
Passo 2
Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões correctas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efectuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efectuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efectuar o planejamento de campanhas de marketing.
Por outras palavras o termo estatística pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.
Para responder ao desenvolvimento social surgiram as primeiras técnicas estatísticas. Quando as sociedades primitivas se organizaram sentiram necessidade de tomar decisões que exigiam o conhecimento numérico dos recursos disponíveis. Desde remota antigüidade, os governos têm se interessado por informações sobre suas populações e riquezas, tendo em vista, principalmente, fins militares e tributários.
A Estatística Descritiva é o subconjunto da estatística que se ocupa indistintamente de um universo ou de uma amostra, como intuito de descrevê-los, ou seja, dedica-se apenas à classificação (tratamento), representação e redução de dados, podendo compreender a análise dos mesmos, sempre que as conclusões não respeitem a um conjunto maior do