Funções e procedimentos-programação
Conceitos de procedimentos e funções
Ana Paula Alves da Costa e Silva- M.A: 95453
Engenharia Civil- ENG01TA
----------------------------------------------------------------------------------------
A linguagem Pascal nos oferece duas maneiras de criarmos programas modulares e estruturados que são: PROCEDIMENTOS e FUNÇÕES. São unidades (trechos) de código de programa autônomas projetadas para cumprir uma tarefa particular. Para serem executados devem ser ativados por um programa principal, por outro procedimento ou por outra função. A comunicação entre programa principal, procedimentos e funções ocorre através de "chamadas".
Procedimentos (procedure)
Procedimentos são rotinas (trechos ou módulos) de programas, capazes de executar uma tarefa definida pelo programador. Os programas desenvolvidos com procedimentos são ditos ‘modulares’. Os programas desenvolvidos com procedimentos são mais legíveis e melhor estruturados. Todo procedimento deverá ter um nome e um corpo (conjunto de instruções) e deverá ser escrito no campo de declaração de variáveis, imediatamente abaixo destas. Sua sintaxe pode ser vista abaixo:
Procedure <nome_do_procedimento> ;
<declaração_de_variáveis_locais> ;
Begin
<comandos> ;
End;
Todo procedimento possui um espaço para declaração de variáveis, chamadas de variáveis locais, embora não seja obrigatório o seu uso. As variáveis declaradas no programa principal são chamadas de variáveis globais. Dentro do procedimento podem ser utilizadas tanto variáveis locais quanto variáveis globais. Todas as variáveis locais aos procedimentos são alocadas somente quando o procedimento entra em execução, mas são liberadas quando o procedimento termina, perdendo assim, seus conteúdos. Caso seja necessário o aproveitamento dos dados manipulados, o procedimento deverá utilizar as variáveis globais. Para executar o procedimento (comandos), o mesmo deverá ser acionado pelo nome.