Funções e habilidades administrativas
1 - o Sr. Mauro, ao constituir as três comissões, não se preocupou em criar um cargo que tivesse o papel de coordenar essas comissões, a fim de unificar e integrar as políticas de recrutamento e seleção com as políticas de salário e com as políticas de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Assim, a solução proposta seria a criação de um cargo de coordenador ou chefia, que teria como função administrar o conflito, implementar as políticas necessárias e decidir em instância superior.
2 - os grupos iriam conversar para solucionar o conflito e buscar a colaboração. Nesse caso, vale a sugestão de contratar um chefe que irá coordenar os três grupos. Não se aceita como resposta correta a dissolução do grupo atual e a formação de novos grupos.
Esta minha avaliação.
Diante da situação apresentada, uma das possíveis soluções, sem considerar a alternativa da dissolução do grupo atual, seria promover maior integração entre as comissões conflitantes, com o propósito de identificar o problema e resolvê-lo por meio de discussão aberta, pois somente a comissão de treinamento e desenvolvimento expôs a real situação para o Sr. Mauro, houve então falta de interação entre os setores.
Exposto o problema por todas as comissões, sugere-se a criação de uma meta compartilhada que não possa ser atingida sem a cooperação de todos, ou seja, a admissão de pessoal seria feita de forma conjunta, evitando conflitos futuros.
Dessa forma, para a agilização do processo de admissão de pessoal, um coordenador deverá chefiar as três comissões. Ele terá a função de potencializar a ação do setor de Recursos Humanos da empresa, analisando e identificando as situações de conflitos.
Após a identificação e análise será imprescindível a mudança na estrutura formal da organização e nos padrões de interação entre as comissões conflitantes, por meio de redesenho de atribuições e aumento da interdependência dos setores.
Conforme