Funções sintáticas
É o papel que os elementos de uma frase exercem no seu interior, levando em consideração as relações existentes entre eles. Temos funções sintáticas do substantivo e do adjetivo. Veremos a seguir:
Função sintática do substantivo:
Sujeito: É o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita através do predicado.
Objeto direto / Objeto indireto: São termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos.
Predicativo do sujeito: O predicativo do sujeito representa aquele termo que confere uma qualificação ao sujeito,
Complemento nominal: É termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição.
Adjunto adverbial: É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.)
Agente da passiva: É o termo da oração que complementa o sentido de um verbo na voz passiva, indicando o ser que praticou a ação verbal.
Aposto: Explica quem é o sujeito da oração ou se relaciona com tal, explicando ou detalhando melhor o termo. Podemos ter aposto: Explicativo, especificador, enumerador e resumidor.
Vocativo: É a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.
Função sintática do adjetivo: O adjetivo desempenhará a função sintática de adjunto adnominal ou de predicativo.
Adnominal: Dispensável qualificação do substantivo, que atua como núcleo da oração. Afirmamos, portanto, que se trata de um adjunto adnominal.
Predicativo: Confere uma característica a tal termo – indispensável. A diferença entre o predicativo e o adjunto adnominal reside no fato de que este funciona como termo acessório da oração, parte de um termo essencial (no caso o sujeito) ou integrante dela. Aquele, por sua vez, atua como termo essencial, conferindo-lhe o sentido que lhe cabe.
Flexões dos adjetivos:
Gênero: Podem ser masculino/feminino.