Funções racionais
João Ribeiro
Sumário:
Neste trabalho vou falar sobre as funções racionais, pretendo saber o que são, como são e como se resolvem.
Introdução:
Existem vários tipos de funções desde as funções Inversas, funções Lineares, funções Compostas, funções Racionais, funções Quadráticas. Funções Trigonométricas Inversas, funções Seno e co-seno. Estas funções acima escritas são importantes para a vida de um ser humano, porque serve a elaborar variadas tarefas do ser humano na sua vida quotidiana. Isto tudo é muito bonito mas vamos ao que interessa, destas funções todas vou falar da Função Racional não é a menos importante mas é um bom tema de “conversa”.
Índice:
1. Capa 2. Sumário 3. Introdução 4. Índice 5. Função Racional 6. Domínio de uma Função Racional 7. Gráfico Assimptota de uma Função Racional a. Assimptotas Verticais b. Assimptotas Horizontais c. Assimptotas Obliquas 8. Operações com Funções Racionais 9. Derivadas 10. Conclusão
Funções Racionais:
Na matemática, uma função racional é um conjunto de polinómios. Para uma variável x, uma função racional é:
sendo P e Q polinómios tendo x como indeterminado, e Q não pode ser o polinómio zero. Qualquer polinómio que não seja 0. Q é aceitável mas a possibilidade que um dado a assinalado para o x pode fazer Q(a) = 0 o que significa que a função racional, diferente dos polinómios, não possua sempre uma função de domínio de definição óbvia. De fato se nós temos uma função de que é definida para qualquer número real x; mas não para números complexos, onde o denominador assume o valor 0 para x = i e x = −i, onde i é [pic].
Observação:
Um polinómio é uma classe importante de funções simples e infinitamente diferenciáveis. Devido à natureza