Funções Orgânicas
#Usos e Propriedades das Funções Orgânicas#
Neste trabalho,teremos por objetivo,falar um pouco sobre o uso e propriedades das funções orgânicas,abordando somente o básico e sintetizando para um melhor conhecimento e consequentemente melhorar o entendimento.
#Usos e Propriedades das Funções Orgânicas#
1. Hidrocarboneto
Os hidrocarbonetos são a função mais simples da Química Orgânica. A partir do conhecimento desta função é possível montar com facilidade as demais funções.
Os hidrocarbonetos têm grande importância para a Indústria Química. O petróleo e o gás natural são fontes de hidrocarbonetos. É o ponto de partida para a produção de combustíveis, plásticos, corantes e tantos outro produtos úteis ao homem.
Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por hidrogênio e carbono.
Por isso o nome hidrocarboneto (hidro = H e carboneto = C).
Exemplos:
Propano (C3H8): presente no gás de cozinha GLP Octano (C8H18): gasolina
Os hidrocarbonetos se dividem de acordo com a sua estrutura e tipo de ligações entre carbonos. São tipos de hidrocarbonetos:
- alcanos
- alcenos
- alcinos
- alcadienos
- cicloalcanos
-cicloalcenos
-aromáticos
Alcanos
Alcanos são hidrocarbonetos formados apenas por ligações simples entre seus carbonos.Possuem cadeia aberta (acíclicos) e ligações simples (saturadas). Sua fórmula é CnH2n+2
A principal fonte de alcanos é o petróleo e o gás natural. A partir deles é possível produzir combustíveis como a gasolina, óleo diesel e querosene. Estes alcanos possuem baixo teor de carbono. Para as cadeias mais longas é possível obter a parafina (fabricação de velas).
2. Haleto
Os haletos orgânico são substâncias provenientes de compostos orgânicos pela troca de um ou mais hidrogênios por halogênio – F, Cl, Br, I.
Exemplos:
Os haletos podem ser classificados de acordo com o halogênio que