Funções organicas
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Hidrocarboneto A função mais simples da química orgânica. São formados exclusivamente por hidrogênio e carbono. O petróleo e o gás natural são fontes de hidrocarbonetos. É usado na produção de combustíveis, plásticos, corantes etc.
Exemplos:
Propano (C3H8): presente no gás de cozinha.
Octano (C8H18): gasolina
5-etil-5-isopropil-3,4-dimetil-oct-1-eno
2.2 Álcool Álcool é toda substância orgânica que contém um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligado diretamente à átomos de carbono saturados. Quando ouvimos falar em álcool, seja na TV, rádio, etc. na verdade estão se referindo a um tipo específico de álcool. Neste caso, é o álcool etílico, também chamado de etanol. O etanol está presente nas bebidas álcoolicas. É tóxico e age no organismo como depressivo do sistema nervoso. É usado na indústria química na fabricação de perfumes, solventes e combustíveis. O álcool metílico é um dos mais perigosos e não deve ser ingerido, pois pode causar cegueira. Exemplos:
2.3 Enol
Os enóis são compostos orgânicos que se caracterizam pela presença de hidroxila ligada a um carbono primário ou secundário. Assim como, pela migração de uma ligação π entre dois átomos de carbono da molécula para entre um átomo de carbono e um de oxigênio. São quimicamente instáveis, pois a instauração entre dois carbonos é facilmente rompida. Sendo, então, a dupla ligação com o