Funções inrganicas
2257 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDOTIAGO MATEUS PEREIRA GONÇALVES
FUNÇÕES INORGÂNICAS
MOSSORÓ/RN, JULHO de 2014
Introdução
Neste presente relatório será mostrado um pouco a respeito das funções inorgânicas especialmente, a função química corresponde a um conjunto de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. As substâncias inorgânicas podem ser classificadas em quatro funções: Ácidos, bases, sais e óxidos; todas serão mais detalhadas a frente no que diz respeito a sua nomenclatura, características básicas, e suas aplicações no dia a dia.
Ácidos
Os ácidos são substâncias compostas que em solução aquosa liberam como cátion o hidrogênio (H+). Sua equação de ionização pode ser escrita assim: HCl - H+ + Cl- . Dentre suas principais características podemos notar que apresentam sabor azedo, desidratam a matéria orgânica, deixam incolor a solução alcoólica de fenolftaleína e neutralizam bases formando sal e água, alem de serem efervescentes em contato com o mármore e tem a capacidade de conduzir corrente elétrica.
Classificação
São classificados quanto à presença ou não de oxigênio, sendo hidrácidos ou oxiácidos. Ácidos não oxigenados ou hidrácidos: lê-se ácido seguido do nome do elemento com a terminação ídrico.
Ex.: HCl – ácido clorídrico. H2S – ácido sulfídrico. HCN – ácido cianídrico (caso especial). Ácidos Oxigenados: lê-se ácido seguido do nome do elemento com prefixos e terminações especiais de acordo com o nome do anidrido que lhe deu origem. Seguem a seguinte regra: Ácido + radical do elemento + { ico(+ oxigênio) ou oso(- oxigênio)}
Ex.: H2SO4 – ácido sulfúrico (origem SO3 Nox do S = +6). HClO4 – ácido perclórico ( origem Cl2O5 Nox do Cl = +7)
Quanto ao número de hidrogênios ionizáveis:
Monoácido (monoprótico), ex.: HCl, e diácido (diprótico), ex.: H2CrO4.
Quanto a volatidade:
Voláteis: baixo ponto de ebulição -