Funções inorgânicas
Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes. Na Química Inorgânica as funções são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos.
Ácidos: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+).
Bases: São compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH1-.
Sais: São compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H3O1+ e pelo menos um ânion é diferente de OH1-.
Óxidos: São compostos binários (formados por apenas dois elementos químicos), dos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.
2. Objetivo
Realizar algumas reações químicas envolvendo as principais funções inorgânicas e observar aspectos qualitativos relacionados às mesmas.
3. Materiais
- Tubos de ensaio
- Proveta
- Béquer
- Fita indicadora de pH
- Placa de Petri
- Hidróxido de sódio 0,1 mol/L.
- Fenoftaleína
- Ácido clorídrico 0,1 mol/L.
- Hidróxido de bário
- Ácido sulfúrico
- Carbonato de cálcio
- Ácido clorídrico 1 mol/L
- Nitrato de zinco 0,1 mol/L
- Nitrato de prata 0,1 mol/L
- Óxido de cálcio
- Água destilada
- Dióxido de carbono
- Magnésio
- Ácido nítrico
- Sódio
4. Procedimentos
Em um tubo de ensaio, colocamos 2 mL de hidróxido de sódio 0,1 mol/L, adicionamos duas gotas de fenoftaleína e em seguida 2 mL de ácido clorídrico na solução final.
Numa proveta, medimos 5 mL de hidróxido de bário 0,1 mol/L, passamos para um béquer de 50 mL, adicionamos 2 gotas de fenoftaleína. Adicionamos algumas gotas de solução 0,1 mol/L de ácido sulfúrico até o seu ponto de equivalência.
Em outro tubo de ensaio colocamos um pouco de