funções inorgânica
Características: Conduzem corrente elétricas quando estão em solução. Os sais têm sabor salgado, os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais: quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação e, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação. Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação, reage-se com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.
Classificação:
Sais neutros: São aqueles provenientes da neutralização total de um ácido ou de uma base. Na sua formula não aparece H+ nem OH-. Sais ácidos ou hidrogenossais: São sais provenientes da neutralização parcial de um acido. Estes sais apresentam dois íons, sendo um deles composto pelo íon H+ (hidrogênio ionizável) e somente um ânion
Sais básicos ou hidrossais: São sais provenientes da neutralização parcial de uma base. Estes sais apresentam dois íons, sendo um deles formado pelo íon OH- e somente um cátion.
Sais duplos ou mistos: São sais que apresentam dois cátions diferentes (exceto o hidrogênio ionizável H+) ou dois anions diferentes (exceto a hidroxila OH-).
Nomenclatura: sais sem oxigênio:
CaS – sulfeto de cálcio
RbH – fluoreto de rubídio sais oxigenados de menor valência:
Na2SO3 – sulfito de sódio
LiNO2 – nitrito de lítio sais oxigenados de maior valência:
Na2SO4 – sulfato de sódio
NaClO3 – clorato de sódio
5. Óxido
Conceito: Óxido é todo composto químico formado pelo oxigênio e