Funções do processo administrativo
1 Introdução
Uma empresa, para ter sucesso nas suas decisões, deve pensar em vários fatores e ter uma base. As funções do processo administrativo são planejar, organizar, liderar e controlar.
Para que os objetivos e metas sejam bem especificados, existe o planejamento, onde tudo é colocado sobre a mesa. A organização divide as tarefas e as organiza entre os indivíduos. A direção tem como finalidade liderar o grupo, motivar ele a conseguir as metas, e verificar se tudo está ocorrendo como o planejado. O controle cuida de que o planejado está conseguindo atingir as suas metas, cuidando o progresso, e fazendo as mudanças necessárias. Neste artigo iremos analisar cada conceito de cada função do processo administrativo.
2 Funções do Processo Administrativo
Segundo Chiavenato (2001, p.209)
“De modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador. Essas quarto funções básica – planejar, organizar, dirigir e controlar – constituem o processo administrativo.”
Os nomes planejamento, organização, direção e controle, foram dados segundo o autor clássico e neoclássico Dale, antes dele outros autores dão outros sinônimos para esses nomes.
Essas quatro funções são a base e as principais funções que um administrador deve exercer.
2.1 Planejamento
Na administração, assim como na vida, o primeiro passo que vamos ter é o de planejar cada ação que vamos tomar, formar um roteiro, prever o que pode vir a acontecer, e de preferência já conseguir uma solução para possíveis problemas. Em uma empresa, por exemplo, cada decisão a ser tomada precisa de planejamento, criar uma estrutura, e também saber que no meio do caminho poderá existir a opção de fazer as decisões, e não apenas no início. Segundo Stoner (1999, p.5):
Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e