Funções de transferência
Curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações
A FUNCAO DE TRANSFERENCIA
Rio de Janeiro – 2014.1
Universidade Santa Úrsula
Curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações
A Função de Transferência
A análise da resposta em freqüência é realizada pelo estudo da variação com a freqüência do quociente entre dois fasores, em amplitude e fase. Na variação da amplitude e da fase com a freqüência estará presente, a diferença de amplitude e o atraso de fase devido a configuração dos circuitos R-L-C que compõe a estrutura do elemento testado.
A função de transferência de uma rede RLC é a relação das respostas de freqüência da saída e da entrada quando as condições iniciais da rede são zero. A relação de amplitude e fase pode ser extraída da função de transferência. A função de transferência ajuda a compreender a relação entre a entrada e a saída de uma rede linear. A função de transferência representa também as características fundamentais de uma rede, e é uma
Assim, o método de resposta em freqüência está baseado na suposição que qualquer deformação mecânica pode ser associada com uma mudança das impedâncias do circuito equivalente e essas mudanças serem detectadas por uma função de transferência. Em essência, o método consiste na aplicação de um sinal senoidal de baixa tensão, por exemplo, 1 V, variando a freqüência do sinal aplicado, de 10Hz a 20MHz.
Rio de Janeiro – 2014.1
Universidade Santa Úrsula
Curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações
A função de transferência é representada no domínio da freqüência e é denotada pelo transformada de Fourier H(jω), onde (jω) denota a presença de uma função dependente da freqüência, onde ω = 2πf.
A transformada de Fourier mostrando a função de transferência entre a entrada e saída é dada por Equção 7.
Quando uma função de transferência é reduzida a sua forma mais simples, gera uma relação de dois polinômios. As características principais, por exemplo,