Funções de linguagem
1 – Identifique e relacione a(s) função(ões) da linguagem que está(ão) presente(s) nos textos abaixo:
OBS: Num mesmo texto, nas mais das vezes, há mais de uma função da linguagem. O fundamental é que se perceba qual a função predominante para a organização da mensagem.
TEXTOS
I. Só uma coisa me assombra e deslumbra: como é que o som penetra na sombra e a pena sai da penumbra? PAULO LEMINSKI
II.
UNS SIMPLESMENTE PASSAM PELA VIDA.
OUTROS FAZEM QUESTÃO DE DEIXAR MARCAS.
O maior autódromo do mundo é o próprio mundo. Só que aqui não existem paradas de Box, nem pódio, nem troféus. É a prova de performance definitiva: aqui a corrida nunca termina. Neste autódromo não existe linha de chegada. E nem precisa. Todo mundo já sabe quem são os vencedores.
BMW, PRAZER EM DIRIGIR
(Revista Veja)
III.
“IMPOSTOS DISPARAM AMANHÃ!!!”
(Folha de São Paulo)
IV.
“RELÓGIOS GUCCI . JÁ VÊM ACOMPANHADOS DE HORAS INESQUECÍVEIS...”
(Revista Veja)
V.
“Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer...e, além do mais, expedir alguns magros capítulos para esse mundo é tarefa que sempre distrai um pouco da eternidade; mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica...Vício grave e, aliás, ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor...Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios: guinam à direita e à esquerda, escorregam e caem...”
(MACHADO DE ASSIS in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
VI. “Parar de escrever Bilhetes de felicitações Como se eu fosse Camões E as Ilíadas dos meus dias Fossem Rosas, Graças, Vieiras, Sermões” PAULO