Funções de Linguagem
Rio de Janeiro, 09 de julho de 2014.
Índice
Introdução
Função Referencial
Função Metalinguística
Função Poética
Função Expressiva
Função Apelativa
Função Fática
Introdução
Por meio da linguagem, também realizamos diferentes ações: transmitimos informações, tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo, assumimos compromissos, ordenamos, pedimos, demonstramos sentimentos, construímos representações mentais sobre nosso mundo, enfim, pela linguagem organizamos nossa vida do dia a dia, em diferentes aspectos.
Diferenciar que objetivo predomina em cada situação de comunicação auxilia a compreender melhor o que foi dito.
As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação. Toda comunicação apresenta uma variedade de funções, mas elas se apresentam hierarquizadas, sendo uma dominante, de acordo com o enfoque que o destinador quer dar ou do efeito que quer causar no recebedor. As funções da linguagem são as seguintes: Referencial, Metalinguística, Poética, Expressiva, Apelativa e Fática.
Funções de Linguagem
Função Referencial
É a função centrada no contexto da comunicação, utilizada essencialmente para informar, dar conta das comunicações básicas do cotidiano. Como um texto dissertativo, uma notícia de jornal ou uma simples pergunta cotidiana. É a função mais utilizada na comunicação, sendo comum vê-la associada a outras funções.
Exemplo:
“Na festa da arena Fifa Fan Fest, em Copacabana, as torcidas mexicana e brasileira também terminaram empatadas. Mas lá não teve zero a zero: tanto mexicanos quanto brasileiros abusaram da alegria e da criatividade, tudo que faltou em campo às duas seleções.” (O globo, 18/06/2014)
Função Metalinguística
É a função que se preocupa em explicar, esclarecer o código utilizado na comunicação, é quando a linguagem fala de si própria. Assim como uma gramática, um