Funções da Linguagem
Função Referencial
Função Conativa
Função Emotiva
Função Metalingüística
Função Fática
Função Poética
Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer simultaneamente: uma poesia em que o autor discorra sobre o que ele sente ao escrever poesias tem as linguagens poética, emotiva e metalingüística ao mesmo tempo.
Função Referencial
Quando o objetivo do emissor é informar, ocorre a função referencial, também chamada de denotativa ou de informativa. São exemplos de função denotativa a linguagem jornalística e a científica.
Ex.:
O texto acima tem por objetivo informar quer as industrias alimentares não investem na qualidade total dos alimentos, portanto tem a função Referencial .
Função Conativa
Ocorre a função conativa, ou apelativa, quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação. É comum o uso do verbo no Imperativo, como no exemplo abaixo.
"Beba Coca-Cola bem gelada’’ a tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de comprar a coca cola para se refrescar. Portanto tem a função conotativa.
Função Emotiva
Quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa, acontece a função emotiva, também chamada de expressiva.
Ex.:
Função Metalingüística
É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.
Ex.: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as idéias