Funções da Linguagem
Função emotiva (ou expressiva)
É caracterizada por acabar revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.
Fonte: Recados : Cartas de amor para namorado para Orkut. Recado.Info. Disponível em:< http://recado.info/recados/cartas-de-amor-para-namorado-para-orkut> Acesso 08 de setembro de 2013.
Função referencial (ou denotativa)
Nesta função o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos.
MEDIANEIRA, Redação Guia. Veículo capota e jovem de Missal morre em acidente na PR 495 em Portão Ocoy. Guia Medianeira. 07 de setembro de 2013. Disponível em: Acesso 08 de setembro de 2013.
Função fática
Esta função tem como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.
Fonte:CODI, Jures. Produção de Texto com Balões. Ensino fundamental. Abril de 2010. Disponível em:< http://eensino.blogspot.com.br/2010/04/producao-de-texto-com-baloes.html> Acesso 08 de setembro de 2013.
Função apelativa (ou conativa)
Nesta função o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
Fonte: Casas Bahia na Web. A priori. Maio de 2008. Disponível em:< http://aprincipio.wordpress.com/2008/05/06/casas-bahia-na-web/> Acesso 08 de setembro de 2013.
Função poética
Está função de linguagem acaba revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em