Funções da fotografia
Informativa: deve ser uma função essencial da fotografia jornalística. Melhor é a fotografia quanto menos texto exija para ser explicada.
Documental: Neste sentido a imagem pode ser “descrita”, se mostra os detalhes de uma cena de teatro, do sucesso de um protagonista de um fato ou se constitui em uma “prova”, um “meio de autenticação” de um texto, dando-lhe autenticidade.
Simbólica: Uma fotografia pode se converter em símbolo de algo, como a fotografia de uma criança famélica no interior.
Ilustrativa: São utilizadas para ilustrar uma matéria. Não são fotografias do dia (informativas), porém, servem para romper a monotonia do texto.
Estética: Uma boa foto pode ser utilizada exclusivamente por uma questão estética, por ser bonita, por exemplo.
Entretenimento: A imagem tem também uma função de entretenimento, por exemplo, que capta o lado humorístico de algo.
A maior parte é registrada e recordações de férias, famílias, amizades, significando uma das mais validam funções sociais desde os primórdios congelando momentos da nossa história para que sejam lembrados no futuro. A fotografia também começou a ser utilizada para outros fins. As pessoas passaram a captar imagens para divulgá-las com a finalidade de ferir a consciência mostrando a condição humana, demandando a sociedade e até momentos da história.
A publicidade, grande aliada, inicia o uso deste artifício, colocando imagens de pessoas ou cenas que representem aquela marca ou o próprio produto, para convencer o cliente de que ele precisa do utensílio, serviço, etc.
Com o aprimoramento da tecnologia, tornou- se possível a utilização das fotos nas áreas de educação e saúde. Para a medicina, por exemplo, é possível fazer imagens do corpo humano para identificação de doenças. Pode-se dizer que é uma forma de não perder as informações e características do objeto captado durante a ação do