Funções da Arte
agosto 19, 2007
Para que transformar o barro em objetos? Qual a finalidade de executar sons em um pedaço de bambu e requebrar o corpo? Quais as funções da Arte?
Sabemos que a Arte exerce várias funções na vida do homem. Vejamos algumas delas:
FUNÇÃO INDIVIDUAL:
O homem é um ser sensível, emociona-se, reflete, pensa. A Arte tem como finalidade possibilitar os processos de percepção , sensibilização, cognição, expressão e criação necessários ao desenvolvimento global do homem. Ao suprir suas exigências básicas de sobrevivência, o homem quis mais: desejou ser mágico para transformar a matéria em outra diferente; desejou tornar o sonho realidade; desejou criar beleza para encontrar prazer; desejou conhecer a si mesmo para ter a consciência do que é e do que poderá vir a ser enquanto cidadão.
FUNÇÃO SOCIAL:
O homem é um ser cultural, fruidor e agente da Arte. Ela (Arte) transmite a cultura elaborada pela humanidade. Enquanto linguagem, ultrapassa a função da comunicação simples e pura, pois transmite idéias, sentimentos e informações que transofrmam as idéias, os seguimentos e as informações já existentes, influenciando modos e atitudes, num movimento dinâmico de intereção entre o homem e a sociedade. A Arte é conhecimento e, como tal, tem função no processo de educação do homem, enquanto educação artística, e alfabetização estética. A Arte nos revela os símbolos específicos de cada linguagem, necessários á construção de um leitor de mundo mais crítico, sensível e eficiente nos seus posicionamentos.
FUNÇÃO AMBIENTAL:
A Arte, através da alfabetização estética, leva o homem a observar o meio que o cerca, reconhecendo a organização de suas formas, luzes e cores, suas harmonias e desequilíbrios, a sua estrutura natural, bem como a construída.
Como vimos, o homem transforma a natureza com o seu trabalho. Arte é matéria transformada, concreta, ocupa lugar e espaço. Até mesmo o som e o gesto, por mais fugazes que pareçam, compõem, como