Funções da armazenagem
São relativas à natureza do serviço que ela desempenha.
Divide- se em:
1. Abrigo de produtos
Estocagem gerada pelo desbalanceamento entre a oferta e a procura. Garante a proteção e outros serviços, como manutenção, rotação de estoques e reparos.
2. Consolidação
No caso de mercadorias de fornecedores distintos, a empresa pode economizar no transporte, se as entregas forem feitas em um armazém, onde as cargas são agregadas, agrupadas, e transportadas em um único carregamento até seu destino final, ou seja, consumidores. Esse tipo de armazém de consolidação é mais frequente no suprimento de materiais.
3. Transferência e transbordo
Na transferência, dividem-se quantidades transferidas em grandes volumes em quantidades menores, demandadas pelos clientes. Estabelece-se um depósito regional que receberá pequenos volumes, de acordo com a necessidade dos clientes. O caso do transbordo é semelhante, mas difere do primeiro no fato de que o depósito não serve para a guarda dos produtos. Ele serve como o ponto em que os grandes lotes de entrega terminam sua viagem e em que se originam as entregas dos volumes fracionados.
4. Agrupamento
Empresas com linhas amplas de produtos podem fabricá-los de maneira integral em cada uma de suas plantas industriais. Os clientes, geralmente, compram a linha completa e, desse modo, podem-se obter economias de produção pela especialização de cada fábrica na manufatura de uma parte da linha de produtos e, sendo possível entregar a produção em um depósito, onde os itens são consolidados conforme os pedidos realizados. O custo de armazenagem é compensado pelos menores custos de manufatura, devido aos maiores lotes de produção para menos itens em cada planta.
Conclusão
A armazenagem de materiais é de grande importância para a obtenção de maiores lucros. Alguns de seus objetivos são: máximo uso do espaço, máxima proteção dos itens estocados, boa