Funções com variaveis
D é dito aberto se não contiver os pontos de fronteira. D é dito fechado se contiver os pontos de fronteira. D num espaço bidimensional é dito limitado se couber dentro de um retângulo. D é ilimitado se não couber dentro do retângulo.
Obs.: p/ tridimensional ( caixa em vez de retângulo.
Para uma função de uma variável, há os limites laterais em um ponto x0. E no caso de uma função de duas variáveis, onde o Domínio é uma região? Só há sentido em definir limite lateral ao longo de uma curva C. Tomando C como uma curva paramétrica suave no plano do domínio D, então x = x(t) e y = y(t) Se t = t0, temos x = x(t0) e y = y(t0). Então [pic]
[pic]
Exemplos:
1) Se [pic], determine [pic].
eixo x [pic]
2) [pic]
eixo y [pic]
3) [pic]
reta [pic]
4) [pic]
reta [pic]
5) [pic]
parábola [pic]
6) [pic]
Podemos observar que o limite pode depender do caminho a ser seguido.
Definição de limite de uma função de duas variáveis.
Seja f uma função de duas variáveis. Escrevemos [pic], se dado qualquer número ε > 0 existe um δ tal que |f (x, y) – L| < ε sempre que (x, y) pertencer ao domínio de f e [pic] Obs: 1) As propriedades de limite da função de uma variável são válidas para funções de duas ou mais variáveis.
2) Se o lim f (x , y) deixar de existir quando (x, y) ( (x0, y0) ao longo de uma curva no domínio de f, ou se f (x, y) tiver diferentes limites quando (x, y) ( (x0, y0) ao longo de duas suaves diferentes no domínio de f, então o limite de f (x, y) não existe quando (x, y) ( (x0, y0).
Exemplo
[pic] não existe, pois existem pelo menos duas curvas, eixo x e reta y – x,