Funções administartivas
Segundo Antonio Maximiano (2000), administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. Já Idalberto Chiavenato (2007) diz que “a administração trata do planejamento, organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização”.
Com o surgimento da Teoria Geral da Administração (TGA) as empresas passaram a ser consideradas como organizações, dando início a diversas abordagens da administração, destacando-se dentre essas a abordagem funcional da administração criada por Henri Fayol no início do século XX, que propõe a separação das tarefas da administração das demais, como finanças, produção e distribuição. Essa ideia gerou um grande impacto na atuação de administradores nas organizações, tornando mais nítido seu campo de atuação e os limites de envolvimento nas demais atividades.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Segundo os autores Antonio Maximiano (2000) e Idalberto Chiavenato (2003), as funções administrativas são também chamadas de funções gerenciais ou processo administrativo. Para Fayol as funções administrativas englobam: prever, organizar, comandar, controlar e coordenar. Atualmente, as funções administrativas envolvem: planejamento, organização, direção e controle. Em seu conjunto, as funções administrativas formam o processo administrativo, composto por quatro etapas interligadas entre si, planejamento, controle, organização e direção conforme representado na figura abaixo:
Fonte: Chiavenato, 2003
Segundo Chiavenato (2003), Fayol defendia que as funções de uma empresa eram: 1- Função Técnica: Relacionadas com a produção de bens e serviços. 2- Função Comercial: Relacionada com a compra, venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa. 3- Função Financeira: Relacionada com a busca e gerenciamento dos recursos financeiros utilizados pela empresa. 4- Função de