Função Social da empresa
Curso de Administração – 5° Período – Noite
Disciplina: Estágio Supervisionado
Professor: Irineu
Função Social da empresa
Principais áreas do administrador
Missão, visão o negócio de uma empresa
Decirlene Silva Nascimento
1-Função social da empesa
A Responsabilidade Social e as Organizações:
Vivemos em um mundo onde a responsabilidade social ainda é vista como uma vantagem competitiva pelas empresas. Isso porque são poucas as organizações que adotaram uma postura realmente ética .No entanto, a tendência é que isso, no futuro, deixe de ser diferencial para ser obrigação. Portanto, ganha a empresa que passar a investir em responsabilidade social desde já. Afinal, não estamos falando de instituições de caridade. Estamos falando de empresas - marcas - que competem num mercado global, precisam conquistar e fidelizar clientes e dependem de resultados financeiros positivos.
A responsabilidade social deve fazer parte dos negócios de uma empresa, pois produz ganhos de imagem institucional e benefícios internos e externos para a organização.
O Papel do Administrador:
Sabemos que a responsabilidade social é um processo irreversível para todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas. O papel do administrador é conscientizar as empresas para a importância da cidadania empresarial e, principalmente, ser o principal ARTICULADOR dessa transformação, já que domina todos os processos e conhece, como ninguém, o papel empresarial e social de uma empresa .O administrador sabe o caminho para a responsabilidade social dentro de uma organização. É ele que sabe gerir o processo. É ele que sabe diferenciar o mero assistencialismo, que apenas traz custo, da ação que vai gerar competitividade e ganho de imagem institucional para a empresa. E por que não?– lucro. Enfim, o administrador é fundamental para uma gestão com responsabilidade social porque é o profissional que detém uma visão