Função Modular
Alunos: Marcos Alan Pedro Robson Leonardo Magalhães Danilo Mendes Juliana Moura Thammyres Almeida Dielle Viana
Capanema, de Agosto de 2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. MÓDULO 4
2.1 Definição: 4
2.2 Exemplos: 4
3. FUNÇÃO MODULAR 5
3.1 Definição: 5
3.2 Imagem: 5
3.3 Gráfico: 5
4. FUNÇÃO AFIM EM MÓDULO 7
4.1 Definição: 7
4.2 Estudo do Sinal: 7
4.3 Gráfico de uma função afim: 7
4.4 Exemplos: 8
5. FUNÇÃO QUADRÁTICA EM MÓDULO 9
5.1 Definição: 9
5.2 Gráfico de uma Função Quadrática: 9
5.3 Exemplos: 10
6. APLICAÇÃO DE FUNÇÃO MODULAR 11
7. CONCLUSÃO 12
8. BIBLIOGRAFIA 13
1. INTRODUÇÃO
O conceito de função é um dos mais importantes em matemática, está associado à análise da variação entre grandezas. Ao longo da história, o conceito de função sofreu alterações, somente no início do século XX, passou a ser associado como relações unívocas entre conjuntos. Dados os conjuntos e , uma função (lê-se “uma função de x em y”) é uma regra (ou conjunto de instruções) que diz como associar a cada elemento. O conjunto chama-se domínio e é o contradomínio da função . Para cada , o elemento chama-se a imagem de pela função . O estudo das funções se apresenta em vários segmentos, de acordo com a relação entre os conjuntos podemos obter inúmeras leis de formação. Dentre os estudos das funções temos: função do 1º grau, função do 2º grau, função modular, função exponencial, função logarítmica, função trigonométrica.
2. MÓDULO
2.1 Definição:
Podemos dizer que módulo é o mesmo que distância de um número real ao número zero, pois o módulo de número real surgiu da necessidade de medir a distância de um número negativo ao zero.
Ao medirmos a distância de um número negativo qualquer ao zero percebe-se que a distância fica negativa e como não é usual dizer que uma distância ou comprimento é negativo foi criado o módulo de número real que torna o valor positivo ou nulo.
Assim, podemos dizer que o