Função Hash
Professor: Guilherme Aquino
Aluno: Gustavo Henrique
MAT: 72
Santa Rita do Sapucaí,
03-06-2013
Introdução:
O presente trabalho tem objetivo aprimorar conhecimentos sobre as funções hash, para isso, saberemos um pouco sobre o que vem a ser o Hash.
Um hash (ou escrutínio) é uma sequência de bits geradas por um algoritmo de dispersão, em geral representada em base hexadecimal, que permite a visualização em letras e números (0 a 9 e A a F), representando um nibble cada. O conceito teórico diz que "hash é a transformação de uma grande quantidade de dados em uma pequena quantidade de informações".
Essa sequência busca identificar um arquivo ou informação unicamente. Por exemplo, uma mensagem de correio eletrônico, uma senha, uma chave criptográfica ou mesmo um arquivo. É um método para transformar dados de tal forma que o resultado seja (quase) exclusivo. Além disso, funções usadas em criptografia garantem que não é possível a partir de um valor de hash retornar à informação original.
Nesse trabalho vamos saber mais o que são funções hash, características e diferenças de algumas funções. O que são funções hash?
Uma função hash é uma equação matemática que utiliza texto de tamanho variável como entrada (ex: uma mensagem de e-mail) para criar um código conhecido como Message Digest (Resumo de Mensagem) ou Valor Hash, que é a saída que possui um comprimento fixo de bits.
Se uma função deste tipo satisfizer requisitos adicionais, ela pode ser usada em aplicações criptográficas como, por exemplo, proteger a autenticidade de mensagens enviadas através de canais inseguros. A idéia básica é que o Valor Hash forneça uma identidade única, ou seja, é usada para verificar integridade de arquivos transmitidos.
Características das funções de Hash
Uma função de hash deve apresentar necessariamente as seguintes características:
• Deve ser impossível encontrar a mensagem original a partir do hash da mensagem.
• O hash deve