função do cerebro
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
EDUCAÇÃO FÍSICA
JOEMAR RIBEIRO ALVES
Sistema Nervoso Central
TRÊS LAGOAS
2013
AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
EDUCAÇÃO FÍSICA
JOEMAR RIBEIRO ALVES
Sistema Nervoso Central
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Neurofisiologia ministrada pelo(a) professor(a) Celemar da série, 4° período do Curso Educação Física.
TRÊS LAGOAS
2013
DEFINIÇÃO DE CÓRTEX CELEBRAL.
Significa casca, e uma camada de substância cinzenta que cobre todo o telencéfalo.
O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. O córtex humano desempenha um papel central em funções complexas do cérebro como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento.
DEFINIÇÃO DE CÉREBRO.
Centro nervoso situado no crânio dos vertebrados, muito desenvolvido no homem, no qual se compõe de dois hemisférios constituídos por numerosas circunvoluções. O cérebro é o centro da sensibilidade consciente, dos movimentos voluntários e da atividade psíquica.
A parte maior do encéfalo, massa nervosa que ocupa quase inteiramente a cavidade craniana e é a parte superior dos centros nervosos.
DEFINIÇÃO DE CEREBELO.
O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelosos, e por uma parte central, chamada de Vermis. O termo cerebelo deriva do latim e significa "pequeno cérebro".