Função de Pisos
Carolina Tartoni, do escritório de arquitetura Arqui GT, afirma que é possível encontrar o piso mais adequado para cada espaço de acordo com a sua funcionalidade. "O que define realmente qual piso será empregado é a função do ambiente. É preciso pensar na satisfação em longo prazo e não apenas na beleza. Tive clientes que escolheram porcelanato branco e o resultado foi ótimo, mas depois eles perceberam que era preciso ficar com o pano limpando o dia inteiro", comenta a arquiteta.
De acordo com a arquiteta Andréa Parreira, no geral, todos os pisos podem ser usados em qualquer ambiente, com exceção dos pisos quentes, que não são indicados para áreas molhadas. Entre os revestimentos para o chão chamados de quentes estão laminados, pisos de madeira e carpetes. Os pisos cerâmicos e o porcelanato são os revestimentos classificados como frios. Veja a seguir a indicação dos arquitetos para quartos, salas, banheiros, cozinhas e áreas externas.
Quartos e salas
Muitas pessoas optam pelas cerâmicas em todos os espaços da casa pela praticidade de limpeza, mas a arquiteta Thaís Ruiz, do escritório NeoArq, destaca que em ambientes internos e de uso íntimo, como dormitórios e salas de TV, o conforto deve ser sempre o ponto principal.
"Nestes casos os pisos frios não são muito indicados tanto pela característica dasensação gelada ao toque quanto pela alta reverberação de sons. Para esses espaços os pisos vinílicos, amadeirados ou acarpetados são mais indicados. Eles garantem tranquilidade no momento do primeiro toque dos pés logo ao acordar e o melhor controle do som dos equipamentos de home