Função de ondas compostas de osciladores harmônicos
Curso: GEAN2A | | Nome do Autor: João Rafael Albertini | RA:120001809 |
1. Função de onda composta de osciladores harmônicos:
Movimento harmônico simples:
Deslocamento
* X = Xm COS(Wt + 0)
Frequência angular * W = 2PI / T = 2PI. f
Velocidade
* V = Wxm SEM (Wt + 0)
Aceleração
* A = -Wxm COS (Wt+ 0 )
Ondas transversais e longitudinais
Uma onda senoidal que se propaga no sentido positivo de um eixo x, pode ser representada pela função * Y (x,t) = Ym SEM (Kx – Wt)
Comprimento da onda * K = 2PI / ƛ
Periodo t, e a frequência * W / 2PI = f = 1/T
Velocidade
* V = W/K = ƛ/T = ƛf
2. Metodologia Experimental:
No sistema inicial, a separação da esfera do imã, constituia em uma chama de aluminio em forma de uma guilhotina fazendo o trabalho de anular a ação do imã sobre a esfera, e assim a mesma se desprenderia e com isso executando o movimento desejado.
Entretanto, analizando o trabalho da chapa de aluminio sobre as esferas, observa-se que, no momento do anulamento da ação do imã na esfara a um movimento indesejada. Visando a perfeita oscilação desejado, a chapa de aluminio foi descartada e no local aplicado um novo sistema (Figura 5,6,7 e 8)
Será contruido um sistema que sustentará entre 8 há 12 esferas de aço, penduradas por um fio de nylon e fixadas em uma estrutura de metal. (Figura 1) Desconsiderar a inclinação das esferas Em um determinado momento as esferas estarão captadas por imãs, que ao passar do tempo do esperimento uma chapa de aluminio interromperá essa ligação das esferas com os imãs. E assim fazendo com que ao olharmos por uma das laterais teremos a seguinte forma (Figura 2, 3 e 4) Figura 1
Figura 1 – As esferas penduradas pelo fio de nylon, na estrutura de metal: 1 – estrutura de metal, 2 – fio de nylon, 3 – esferas.
Figura 2