Função de Linguagem
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou...
Função Emotiva ou Expressiva é quando o emissor, além de relatar algo, o faz acrescentando a sua própria impressão pessoal, de modo a causar no receptor essa mesma emoção, sensibilizando-o. A canção acima mostra muitos sinais de função emotiva, pois no trecho em que se canta “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais” o cantor transmite a alegria e tristeza que ele passa ou passou.
Funções de Linguagem
Podemos dizer que cada mensagem contém uma intenção, assim como cada ambiente social exige um tipo de fala. Assim o vocabulário que escolhemos ao nos comunicar tem uma função específica: de emocionar, de transmitir a realidade, de persuadir ou simplesmente de estabelecer um contato maior com o receptor.
Observamos muito essas funções de linguagem no nosso dia a dia, no modo de falar com as pessoas, no modo de trabalhar. Um forte exemplo disso é o corretor de imóveis, pois ele tem que apresentar todos os dias aos seus clientes argumentos para ele comprar o imóvel ofertado, para isso ele precisa influenciar o seu cliente através de suas palavras, e isso se identifica com a função de linguagem apelativa ou conativa. Em minha opinião é bom saber escolher a função de linguagem, pois assim a comunicação é facilitada.
Resumindo, função de linguagem é o modo de se expressar, é a maneira que a pessoa transmite a mensagem ao receptor.