Função da moeda
Aluna: Gabriela Petinati Rodrigues Profº: Diego Ferber
Questão 1 – Quais são as funções da moeda? A função central da moeda é de servir como meio de troca, é um instrumento intermediário de aceitação geral. A moeda é utilizada também como unidade de conta, a qual permite contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas. A moeda também pode ser uma reserva de valor, utilizada como uma acumulação de poder aquisitivo, para usar no futuro.
Questão 2 – O que é Quase-moeda? É o conjunto de ativos financeiros que, apesar de cumprirem as restantes funções da moeda, não constituem na prática uma reserva líquida de valor, passível de ser utilizada imediatamente na efetivação de transações.
Questão 3 – Quais são os agregados monetários no Brasil? Os agregados monetários são as medidas quantitativas da oferta de moeda. Cada país classifica seus agregados monetários, geralmente por ordem de liquidez. No Brasil e em Portugal consideram-se cinco agregados monetários: M0, M1, M2, M3 e M4
M0 = Base Monetária Restrita = moeda emitida (papel-moeda e moeda metálica) + reservas bancárias (moeda em poder das entidades financeiras e seus depósitos no Banco Central); M1 = moeda em poder do público (papel-moeda e moeda metálica) + depósitos à vista nos bancos comerciais. M1 é o total de moeda que não rende juros e é de liquidez imediata. M2 = M1 + depósitos a prazo (depósitos para investimentos, depósitos de poupança, fundos de aplicação financeira e de renda fixa de curto prazo + títulos do governo em poder do público. M3 = M2 + depósitos de poupança M4 = M3 + títulos privados (depósitos a prazo e letras de câmbio).
Questão 4 – Quais são os mecanismos de transmissão da política monetária?
O mecanismo de transmissão monetária é definido por Taylor (1995, p. 11) como “o processo através do que as decisões de política monetária são transmitidas