Função da linguagem
1. Referencial
1.1 Característica: Uso da 3ª pessoa apresentando qualidades “Objetivas” ou “ Concretas”, emprego de nomes próprios e de estratégias argumentativas “lógicas”.
2. Emotiva
2.1 Característica: Emprego da 1ª pessoa apresentando qualidades “Subjetivas”, por meio de adjetivos ou de advérbios com a utilização de modalizadores relacionados com o saber, uso de recursos prosódios de prolongamento de vogal, pausas, acentos enfáticos, hesitações, interjeições, exclamações, etc.
2.2 Função: Emoções sobre os acontecimentos. Produzir efeitos de subjetividade, de emotividade, ou de aproximação do sujeito.
3. Poética
3.1 Característica: Empregam procedimentos no plano da expressão, sob tudo as diferentes formas de reiteração de sons (traços de fonemas, sílabas, ritmos, entonações, etc).
3.2 Função:
4. Comutativa ou Aplicativa
4.1 Característica: Uso da 2 ª pessoa do imperativo, do vocativo, de modalização deôntica, de estrutura de perguntas e respostas.
4.2 Função: Convencer ou persuadir.
5. Tática
5.1 Característica: Usam principalmente procedimentos prosódicos de pontuação da fala para manter contato físico e/ou psicológico entre os interlocutores (uhm, há), fórmulas prontas para iniciar ou interromper o contato e para verificar se há ou não contato.
5.2 Função: Manter o contato com o destinatário. Aproximação e interesse entre remetente e destinatário.
6. Metalinguística
6.1 Característica: Uso de verbos de existência ou de existência da significação em geral no presente indicativo, em orações predicativas de definição.
6.2 Função: É o de linguagem que fala de linguagem, ou seja, de circularidade da definição e da