Função da escola
Já é sabido que o professor não deve ser visto mais como um transmissor do conhecimento, ou seja, aquele que sabe, que detém o conhecimento e vai ensinar o seu aluno, porque segundo o próprio Professor Libâneo fala no vídeo, a escola não tem mais o monopólio do saber. O professor de hoje deve ser um mediador e um incentivador, deve ajudar o aluno a organizar esse conhecimento que já tem. O professor de hoje deve ser aquele que desperta no seu aluno a vontade de pesquisar, aprender, se aprofundar. Pode-se dizer então, que o professor é aquele que abre e mostra o caminho para que o aluno seja capaz de construir seu conhecimento. Não é tão simples de se colocar isso em prática, antes, o professor precisa dominar profundamente os conteúdos que os alunos devem apreender, precisa ser flexível, ter familiaridade e facilidade com as Tecnologias da Informação, pois os alunos dominam essas tecnologias muito bem.
Outro ponto importante é respeitar as características individuais de cada aluno, bem como as necessidades desse aluno. A grande sacada dos dias atuais é ensinar para a Diversidade e também é muito importante sempre levar em consideração o conhecimento que o aluno já tem, o que ele já sabe pode e deve ser respeitado e aproveitado.
Um bom professor, segundo o Prof. Libâneo fala no vídeo é aquele que “consegue organizar seu conteúdos levando em conta as características dos alunos... não podem desconhecer que os alunos vem a escola hoje com uma variedade muito grande de saberes que encontra fora da escola”.
Do contrário, se o professor se considerar o único a deter o conhecimento, não fizer uso das tecnologias que tanto atraem os alunos e não contextualizar esse conteúdo, não mostrar ao aluno a aplicação prática na vida cotidiana daquilo que o aluno está aprendendo, o porquê e para que serve, certas relações com o cotidiano, influências na vida e na sociedade; são coisas fáceis para um professor planejar em suas aulas, mas que para