Função controle
Processo administrativo: Controle
CONTROLE VERSUS PODER
A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: o planejamento, a organização e a direção repercutem nas atividades de controle de ação. Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização, a direção para que os sistemas de controle possam se eficazes.
O controle propício a mensuração e avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção. É a face do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária o controle é a formula de garantir com que conduza a empresa a competividade. O administrador eficaz precisa juntar o controle ao planejamento, organização e direção, para a empresa adequar à totalidade do processo administrativo aos resultados que se pretende alcançar.
Controlar é:
• Definir padrões de desempenho;
• Monitorar o desempenho com os padrões;
• Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
Nº 01- Estabelecimento de padrões de desempenho.
Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deve fazer.
Nº 02- Avaliação de desempenho.
Exige uma definição exata que se pretende mensurar. Caso contrário cairá em erros e confusões.
Nº 03- Comparação com o desempenho do padrão.
Busca localizar os erros ou desvios, sobretudo para permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle deve proporcionar rápidas comparações, localizar possíveis dificuldades e mostra tendências para o futuro.
Nº 04- Tomada de decisão.
O controle deve indicar quando o desempenho não está de acordo com o padrão estabelecido e qual