Funçoes Renais
1 Quais as: (a) Funções dos rins; (b) Processos de formação da urina. Explique.
R: a) - regulação do volume do líquido extracelular (LEC) e da osmoralidade; - excreção de resíduos e substâncias tóxicas; - regulação do equilíbrio ácido-básico; - produção de hormônios.
b) Os processos que levam à formação da urina são: 1) Filtração, 2) Reabsorção, 3) Secreção e 4) Excreção. O estágio 1 ocorre no corpúsculo renal, a partir dos capilares glomerulares em direção à cápsula de Bowman; Na fase 2 acontece a transferência de água e solutos do lúmen do néfron para o fluído extracelular. Pode ser transporte ativo ou passivo; A Secreção auxilia a remoção de substâncias que em excesso poderiam ser tóxicas ao organismo; No processo 4 há a transferência do conteúdo do lúmen do néfron para o ambiente externo.
2 Explique as forças que atuam na filtração glomerular.
R: São basicamente duas forças antagônicas, porém passivas:
- Pressão hidrostática: é a pressão do líquido em cada compartimento (capilares e espaço urinário);
- Pressão coloidosmótica: é o poder de absorção de água das proteínas presentes no plasma (cujo tamanho não lhes permite atravessar as paredes dos capilares do glomérulo).
3 Por que beber cerveja faz aumentar a diurese e o sal faz aumentar a pressão arterial?
R: A cerveja causa a inibição da produção de hormônio antidiurético que impedem a produção de urina.
O sal quando é consumido em grande quantidade, cai na mesma proporção nos vasos. Como a água do corpo é sugada pelo cloreto, o organismo, na tentativa de manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão arterial para aumentar fluxo de sangue circulando.
4 Como e onde ocorre o processo de reabsorção da glicose e quando ela pode aparecer na urina?
R: Toda a glicose filtrada é rapidamente reabsorvida nos túbulos renais (proximal) por meio do transporte ativo (bomba de sódio potássio -