Funçoes Mentais
A memoria ‘e a capacidade de registrar, manter e evocar os fatos ocorridos anteriormente. Esta relacionada com o nível de consciência e interesse afetivo. A capacidade de memorizar também esta relacionada com a forma, a conservação e a evocação de informações. O processo refere-se aos mecanismos dinâmicos associados a retenção e a recuperação da informação sobre a experiência vivida (Dalgalarrondo, 2000; Crowder, 1976).
A memoria pode ser dividida em tres tipos: memoria imediata, que possui capacidade limitada, serve para “gerenciar a realidade” e mantem as informacoes por alguns segundos, memoria de curto prazo, tambem tendo a capacidade limitada por’em retendo informacoes por mais tempo (de uma a seis horas) e a memoria de longo prazo, que tem capacidade de evocar informacoes e acontecimentos do passado, apos muitos dias ou anos, tendo assim, uma capacidade ampliada. (Dalgalarrondo, 2000; Izquierdo, 2002, 2004).
INTELIGENCIA
A inteligencia pode ser definida como a totalidade das habilidades cognitivas do individio. Refere-se a capacidade de identificar e resolver problemas, de reconhecer as situacoes para que se possa ultilizar comportamentos adequados (Dalgallarondo, 2000). A inteligencia tambem refere-se a capacidade de assimilar os conhecimentos, compreender a relacao entre eles e integra-los com conhecimentos anteriores; raciocionar logicamente e resolver situacoes novas. (Zimmermann & Cordioli, 2012).
A inteligencia pode ser avaliada atraves de testes psicologicos, tais como, WAIS (Nascimento, 2005), WISC (Figueiredo,2002), R1 (R. Oliveira,2002) e G36 (Boccalandro, 2003). Outro parametro que pode ser utilizado ‘e a utilizacao de proverbios, os quais sao pedidos para que o paciente interprete demonstrando o seu grau de abstracao
AFETO
O afeto pode ser definido como resposta emocional de uma pessoa inferida a partir de sua expressao facial, incluindo a quantidade e a variabilidade de comportamentos expressivos. O afeto pode ou nao