Funçoes dos órgãos
A pele pertence ao sistema tegumentar tendo suas principais funções: a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas. Esôfago:
O esôfago é um órgão muscular que tem a função de transportar o alimento da faringe até o estômago através de movimentos peristálticos e da ajuda da gravidade. Ele possui aproximadamente 30 cm de comprimento e desce desde da região cervical, passando pelo tórax e finalmente alcançando o abdome,sendo que localiza-se atrás da traquéia, cruza posteriormente o arco da aorta e também o brônquio principal esquerdo.Há 4 regiões onde o esôfago é mais estreitado: no seu início, quando ele cruza o arco da aorta, quando está atrás do brônquio principal esquerdo e finalmente quando atravessa a abertura do diafragma. Ele faz parte do sistema digestório.
Vesícula biliar:
A vesícula biliar é um órgão muscular responsável pelo armazenamento da bile e está presente na maioria dos vertebrados. No ser humano é um saco membranoso no formato de pêra, que se situa abaixo da superfície do lóbulo direito do fígado, logo atrás das costelas inferiores. A função da vesícula é armazenar a bile segregada pelo fígado, que chega nela através dos condutos hepático e cístico e lá permanece até ser solicitada pelo aparelho digestório.
Faz parte do sistema digestório.
Traquéia:
A traquéia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecido por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões. Seu tamanho em um indivíduo adulto é entre 15cm à 20cm de comprimento e 1,5 à 2,5 de diâmetro. Inicia-se na borda inferior da cartilagem crinóide (é um anel completo de cartilagem que fica ao redor da traquéia) até aproximadamente a 5ª vértebra torácica . A função da traquéia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios. Faz parte do sistema respiratório.