Funçoes básicas da administração
Para Fayol, segundo Carvalho Ferreira qualquer administrador tem necessidade de conhecer e aplicar as funções da administração: planeamento, organização, comando, coordenação e controlo.
Planeamento – Planear significa preparar o futuro com um plano de ação. Esse plano objetiva determinados resultados, a linha que se tem que seguir, as etapas a percorrer e os meios a empregar. Um programa deve ter unidade, continuidade, flexibilidade e precisão.
Organização – Organizar significa reunir tudo o que uma empresa precisa para o funcionamento: matérias-primas, meios de trabalho, capitais e pessoal. Trata-se de reunir as pessoas da empresa na sua estrutura, por forma de permitir executar todas as operações.
Comando – O comando deve ser exercido pelos chefes e cada um deles deve tratar apenas da sua parte da empresa. A arte de comandar assenta num conjunto de qualidades pessoais de chefia e também um conhecimento de princípios gerais da administração.
Coordenação – Coordenar significa por em ordem todos os atos da empresa de forma a facilitar o funcionamento e o sucesso.
Controlo – Controlar significa verificar se na empresa funciona tudo conforme o plano de ação adotado.
OS PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
O sentido analítico de Fayol centrou-se em descobrir leis de carácter geral que possibilitassem aplicar as funções de administração. Tratou-se de dar a conhecer um conjunto de princípios fundamentais para a coordenação, a integração, e o controlo do comportamento humano no seio das empresas.
Na sua explicitação não deveriam haver mecanismos rígidos e para cada empresa, cada situação, cada setor deveria se utilizar uma maleabilidade instrumental na experimentação e adoção de princípios gerais da administração.
Cada administrador deveria ter uma capacidade analítica e empírica coerente e flexível para adaptar os princípios gerais da administração, os princípios são:
1. Divisão do trabalho – Um princípio geral de ordem