funçoes administrativas
(Direção, Liderança, Coordenação e Decisão)
Maria José Lara de Bretas Pereira
Qualquer situação humana que envolva um objetivo ou uma tarefa a ser realizada por um grupo de pessoas precisa ser gerenciada. A ação gerencial é um esforço consciente e deliberado de ordenar, estruturar e otimizar os recursos existentes, tendo em vista o alcance do objetivo proposto. Nesse sentido, a administração está presente em quase todos os momentos de nossa vida, não apenas nos cargos formalizados pela estrutura das organizações de trabalho, mas também nas atividades domésticas, nas associações e instituições etc. Todos já se defrontaram na vida com situações que envolvem um certo tipo de gerência.
A DIFERENÇA ENTRE FUNÇÕES, ATRIBUIÇÕES, PAPÉIS e
RESPONSABILIDADES GERENCIAIS
Se analisarmos detalhadamente cada uma das situações que envolvem o gerenciamento, podemos identificar cinco elementos presentes em todas elas. Os estudiosos da administração chamaram esses elementos de FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS, ou seja, características presentes em qualquer ato administrativo. São elas:
1. PLANEJAMENTO É o esforço de estabelecer previamente o que deve ser feito. Implica a fixação de objetivos, o estabelecimento de programas e de estratégias de ação e a identificação de recursos e procedimentos necessários à sua implementação.
2. ORGANIZAÇÃO Tem um triplo significado:
• a estrutura organizacional, que agrupa as atividades necessárias à realização dos planos em unidades funcionais, identificando as inter-relações existentes entre seus integrantes; • os sistemas normativos, ou o conjunto de normas, procedimentos e métodos destinados a operacionalizar os projetos especificados nos planos;
• a alocação de recursos humanos, materiais, financeiros, tecnológicos e institucionais necessários à execução dos planos.
3. COORDENAÇÃO A função da chefia é profundamente integradora. Enquanto a estrutura organizacional especializa, diversifica e fragmenta a