Funçao dos Cientistas
CIENTISTAS, ENGENHEIROS, TÉCNICOS E TECNÓLOGOS
Abraham Zakon zakon@eq.ufrj.br
Departamento de Processos Inorgânicos, Escola de Química, Centro de Tecnologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Jorge Luiz do Nascimento, jorge@dee.ufrj.br
Departamento de Engenharia Elétrica, Escola Politécnica, Centro de Tecnologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mordka Szanjberg, mordka@uol.com.br
Departamento de Física Nuclear e Altas Energias, Instituto de Física
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resumo: A inserção de tecnólogos no cenário profissional habitualmente compartilhado por engenheiros, físicos, químicos, geólogos, arquitetos, biólogos e técnicos de nível médio obriga as instituições a reverem seus conceitos e a reconsiderar as funções dos diplomados perante os conselhos que reconhecem e fiscalizam o exercício das profissões. Apresenta-se uma revisão conceitual sobre ciências, engenharias e tecnologias e suas inter-relações.
Admite-se que a incorporação de tecnólogos no cenário profissional irá turvar a visão de pessoas que distinguiam nitidamente as diferenças e competências entre técnicos e engenheiros, dentre elas os candidatos aos cursos e os contratadores das empresas e órgãos públicos que poderão absorvê-los. A legislação prevê que os tecnólogos serão formados em
CET´s, e isto resultará numa nova distribuição de verbas em função da produtividade institucional. O que ocorreria no novo cenário competitivo se as escolas e faculdades de engenharia decidissem "graduar tecnólogos. A formação plena atual adquirida pelo engenheiro incorpora uma base ampla e crescente em Matemática, Física e Computação e permite que ele se envolva com atividades científicas, e de planejamento e projeto em áreas variadas. Considera-se que os tecnólogos são profissionais de nível pós-técnico e que, no final das contas, continuam e continuarão sendo “técnicos”.
Palavras chave: Engenheiros, Cientistas, Técnicos, Tecnólogos,