fungos
Fonte:Google
Saccharomyces cerevisae
1. Os fungos como fonte de alimentos.
a) Cogumelos ou champignons. O ramo que está em expansão no Brasil é o cultivo de corpos de frutificação de algumas espécies do gêneroAgaricus e do gênero Boletus como fonte de alimento, ou a utilização de micélios desses e de outros fungos (gêneros Morchella e Tricholoma) como concentrados protéico-vitamínicos. Fonte:Google
A utilização direta de fungos como fonte de alimento é altamente rentável. Compare: um boi pesando 500Kg produz por dia 0,5Kg de proteínas; 500Kg de soja, 50Kg de proteínas; 500Kg de leveduras, 50.000Kg, resultante da sua rápida reprodução neste mesmo dia.
Outro fator positivo para o cultivo de fungos é que esses possuem uma gigantesca plasticidade em relação ao meio em que se desenvolverá. Além de substratos conhecidos compostos por hexoses e pentoses, devido ao seu aparato enzimático, substratos como lignina, celulose e hemicelulose, pectina, líquido sulfítico – proviniente da indústria de polpa de papel -, parafina com 9 carbonos (degradada pela ação do Torulopsis famata), 11 a 18 átomos de carbono (Candida zeylanoide) e de 20 a 22 carbonos(Candida intermedia) podem ser usados para o desenvolvimento de fungos.
Esse aparato enzimático que possibilita a sobrevivência no mais variados ambientes é valorizado pela industria química, pois dele se extrai direta ou indiretamente sacarase, lactase, glicerina, griseofulvina, giberinas e ácidos, como o ácido cítrico, ácido glicônico, ácido itacônico.
b) Fabrico do pão. O CO2 utilizado