Fungos
Seus principais representantes são: Fungos filamentosos( bolores, cogumelos, leveduras e as orelhas-de-pau).
Suas células são chamadas hifas e podem ser de dois tipos: hifas septadas: são hifas com células bem delimitadas por septos (paredes celulares que separam uma célula da outra; hifas cenocíticas: nesse tipo de fungo o núcleo se divide inúmeras vezes, sem haver divisão do citoplasma ou da célula, formando uma massa de núcleos em uma única célula (célula multinucleada). o conjunto de células (hifas) são chamas de micélio.
O micélio se desenvolve no solo, formando uma extensa massa de hifas entrelaçadas entre si. O micélio então tem função de absorção dos nutrientes, sendo chamado de MICÉLIO VEGETATIVO, necessários a sobrevivência do fungo. A parte do micélio que vemos na superfície do solo é o MICÉLIO REPRODUTIVO que forma o corpo de frutificação (o qual produz os esporos).
Os Fungos e sua Importância
Ecológica
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.
Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no