Fungos
Anteriormente conhecido como Entomophthora anisopliae (basiónimo), é um fungo que cresce naturalmente em solos de todo o mundo, causador de doença em várias espécies de insetos os quais parasita. A doença causada por este fungo é frequentemente designada doença da muscardina verde devido à cor verde dos seus esporos. É atualmente usado como inseticida biológico para controlar várias pragas, como térmitas, tripes, etc., e o seu uso no controlo de mosquitos transmissores de malária encontra-se em estudo.
Tinea Pedis:
É uma das micoses mais conhecidas. O pé-de-atleta deve o seu nome por ser muito comum entre desportistas, pelo uso prolongado de calçado favorável à acumulação de umidade e porque frequentam duches públicos e balneários. Contudo, qualquer pessoa pode desenvolver este tipo de micose. A infecção pode localizar-se em qualquer zona do pé, mas é mais frequente nas pregas entre os dedos. Causa comichão, descamação, maceração e fissuras na pele, acompanhado de um odor desagradável. A pele da sola dos pés engrossa, ficando irritada e causando comichão. Quando se coça, há risco de, através do toque, a infecção passar para outras zonas do corpo, como axilas.
Agaricius Campestris:
É um tipo de cogumelo comestível, cultivado comercialmente e utilizado na alimentação humana. É um cogumelo “de campo”. Apresenta geralmente frutificações carnosas, maioritariamente de tamanho médio a grande; o chapéu é hemisférico inicialmente, depois convexo e finalmente mais ou menos aplanado ou ligeiramente deprimido, de cor embranquecida ou parda. O pé é cilíndrico e tanto regular como engrossado ou atenuado para a base; sempre porta um anel, mais ou menos desenvolvido, que pode ser persistente ou caduco e se separa com facilidade da carne do chapéu.
Claviceps Purpurea:
Pertence a um género de fungos, vulgarmente chamados cravagens, que inclui cerca de 50 espécies quase todas elas tropicais. É o membro mais proeminente deste grupo. Este fungo