Fungos
Os deuteromicetos são conhecidos como fungos imperfeitos, pois não apresentam ou não se é conhecido seu ciclo de reprodução sexuada.
Cerca de 17 000 espécies. (deuteromicetos. In Infopédia . Porto Editora, 2003-2011. Disponível na www: ).
Maioria com estruturas microscópicas.
Estima-se que a maioria dos deutoremicetos pertença ao filo Ascomycota, e alguns ao filo Basidiomycota.
Não são um grupo monofilético
Devido o desconhecimento do seu ciclo de reprodução sexuada, podemos dizer que os deuteromicetos estão esperando para serem “desvendados” e classificados em seus devidos filos.
Habitat diversos: ambientes terrestres e aquáticos, substratos vegetais, animais vivos ou mortos e até no próprio homem.
Associação com plantas e animais, de modo benéfico ou danoso, maioria de vida livre e terrestre, mas alguns são patogênicos.
Morfologia:
Possui representantes unicelulares, leveduras e fungos microscópicos.
Em geral com células multinucleadas com padrão filamentoso, hifas septadas e ramificadas
Às vezes agrupam-se em esclerócios.
Reprodução
Assexuada através de esporos (conídios, células haplóides ). Leveduras e fungos unicelulares apresentam reprodução por brotamento
Os conídios são produzidos por células denominadas conidiogênicas, através de transformações do sistema vegetativo do próprio micélio.
Podem ser formados de uma só célula ou terem septos em um ou dois planos; apresentar-se isolados ou agrupados.
O processo ocorre quando á ramificações nas hifas originando os conidióforos(hifas especializadas), onde nas suas extremidades geralmente estão localizadas as células conidiogênicas que darão origem aos conídios.
Nesse processo podem ocorrer variações de estruturas dependendo do gênero do fungo, ex: O Aspergillus que é agente importante na decomposição de alimentos, possui estruturas diferentes sobre os conídióforos chamadas vesícula e fiálide.
Importância econômica: