Fungos
Os fungos têm grande relevância para a medicina, pois algumas espécies produzem substancias como antibióticos, esteróides, ácidos orgânicos etc.
Também tem grande valor para a indústria alimentícia não só alguns deles são comestíveis como agem como fermentador de alimentos.
Os fungos não precisam parasitar o homem para sobreviver, apenas poucas espécies atacam eventualmente o organismo humano causando em geral micoses, intoxicações ou envenenamentos.
Vamos ver hoje OS FUNGOS, CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
Um dos grupos de seres vivos mais bonitos da natureza, de colorido e forma sem precedentes.
Vamos conhecer então as CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS FUNGOS
Os fungos são seres UNI ou PLURICELULARES
Podem também ser MICRO OU MACROSCÓPICOS
Entre os fungos macroscópicos os mais conhecidos são os cogumelos champignom todos os fungos, são, EUCARIONTES (CARIOTÉCA) é aquela membrana que envolve o núcleo.
São HETERÓTROFOS, ou seja, eles não conseguem produzir o próprio alimento como uma planta, eles tem que consumir o alimento que já existe na natureza isso é uma característica fundamental porque durante muitos anos os fungos foram classificados como plantas ou eram estudados no reino dos vegetais, mas o fungo realiza fotossíntese? NÃO REALIZAM FOTOSSINTESE
Por isso não é autótrofo ele é heterótrofo especial e chamado:
DECOMPOSITOR (SAPRÓFAGOS) Fungo é o indivíduo que pega a matéria orgânica e transforma em matéria inorgânica. Essa decomposição e feita por fermentação ou por digestão e essa digestão, ela extra-corpórea.
DIGESTÃO EXTRACORPÓREA
Outra característica muito importante dos fungos é a digestão que ocorre fora do corpo deles; o cogumelo, por exemplo, libera um pozinho enzimático que vai derretendo o esterco de boi ou a madeira que está apodrecendo por ele mesmo e essas enzimas então