FUNGOS QUE PRODUZEM SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E ALUCINÓGENAS
INTRODUÇÃO
Bebidas alucinógenas, derivadas de plantas e fungos encontradas na natureza sempre fizeram parte da historia da humanidade. Durante centenas de anos, tais bebidas eram utilizadas como remédios, já que, em sua maioria acabavam tendo efeitos relaxantes no organismo, aliando as dores. Outras utilizações dos alucinógenos naturais também estavam relacionadas a religiosidade, já que em algumas culturas, algumas bebidas teriam o poder de levar quem as tomava ao encontro com deuses, e entidades espirituais. Apesar de ainda haver essa prática algumas pessoas acabaram por encontrar uma nova utilização para esses chás, passando a usá-los como entorpecentes.
Alucinógenos ou psicodislépticos ou psicotomiméticos são drogas que, mesmo em pequena quantidade, provocam alucinações (ver, ouvir, sentir coisas que não existem) e delírios (idéias falsas, absurdas até, que o indivíduo acredita serem reais). Não estimulam ou deprimem o funcionamento do Sistema Nervoso Central, mas o perturbam. "Psicodisléptico" significa "que dificulta a função mental", e "psicotomimético", "que simula psicose" (o termo médico para os quadros de "loucura").
Sendo assim, nossa equipe irá falar a respeito de alguns fungos que produzem substâncias alucinógenas.
Gyromitra esculenta
Reino:
Fungi
Filo:
Ascomycota
Classe:
Pezizomycetes
Ordem:
Pezizales
Família:
Discinaceae
Género:
Gyromitra
Espécie:
G. esculenta
Gyromitra esculenta cogumelo cérebro,fungo turbante, orelhas de elefante popularmente falando é o membro mais famoso do gênero Gyromitra.É um fungo ascomicete do género Gyromitra, com ampla distribuição na Europa e América do Norte. Ocorre normalmente em solos arenosos sob árvores de coníferas durante a primavera e início do verão.Apesar de potencialmente fatal se ingerido cru, Gyromitra esculenta é um petisco popular em alguns países como: Escandinávia, Leste da Europa, e na região