fungos parasitas
Os fungos são considerados um parasita de seres humanos, juntamente com as pulgas, os carrapatos, os piolhos e a tênia, isto se dá pelo fato de só sobreviverem retirando nutrientes de outros seres, denominados hospedeiros.
Neste trabalhos vamos estudar as micoses, infecções causadas por fungos, o que são, como se adquire, seus tipos e características, os tratamentos e como evita-las.
Fungos parasitas Micoses
Denominam-se micoses (do grego myke ou mices, micos, fungo) às infecções humanas ou animais originadas por fungos. São popularmente também conhecidascomo “empinges”. Os fungos se desenvolvem efetivamente na pele humana e de animais, por meio de estruturas filamentosas ramificadas e septadas denominadas "hifas". O conjunto das hifas constitui o chamado "micélio", o qual se nutre de uma proteína existente na superfície da pele denominada queratina. Por esta razão são também denominados fungos ceratinofílicos. São infecções que se desenvolvem e proliferam rapidamente, na maioria das vezes em que há um excesso de calor e umidade. Podem ser classificadas em dois grupos:......................................................
(Dr. Carlos Roberto Antônio)
Superficiais:
Infecções causadas por espécies dos gêneros Epidermophyton, Microsporum e Trichophyton; afetam cabelo, unhas e camadas superficiais da pele e mucosas. Pé de atleta, frieira, micose de praia, pano branco são alguns tipos de micoses superficiais.
As micoses superficiais da pele, também chamadas de "tinhas" são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados no solo e em animais. Até mesmo na nossa pele existem fungos convivendo "pacificamente" conosco, sem causar doença. A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o seu alimento. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: calor,