Fungos Fitopatogenicos
- É divido taxonomicamente em duas divisões: Myxomycota e Eumycota.
1 - Myxomycota:
1.1 - Myxomycetes: são sapróbios, se desenvolvem na superfície de resíduos vegetais, em ambientes úmidos. Às vezes pode ocorrer de crescerem na superfície de plantas vivas, utilizando-as como suporte, reduzindo significamente a superfície de fotossíntese da planta, ocasionando processo patológico na planta. EX: Os fungos da ordem Physarales, que produzem mofos mucilaginosos em plantas de pequeno porte e rasteira.
1.2 - Plasmodiophoromycetes: são tipicamente parasitas obrigatórios, no entanto, sobrevive no solo na forma de esporos de repouso, que são liberados da planta quando as raízes entram em decomposição. Em condições favoráveis de ambiente e na presença de raízes hospedeiras germinam penetrando diretamente na parede celular do hospedeiro. Causam malformação das raízes e hipertrofia. Exs: Plasmodiophora: Hérnia das crucíferas ocorre nas culturas do repolho, couve-flor, rabanete, brócolis e couve; Polymyxa: doenças de raiz em gramíneas e outros cereais; Spongospora: Sarna pulverulenta dos tubérculos de batata.
2 - Eumycota:
2.2 - Chytridiomycetes: Atacam raízes ou outros órgãos subterrâneos. Às vezes atacam a parte aérea das plantas. Exs: Ordem Chytridiales - Synchytrium endobioticum: sarna ou verrugose preta da batata; Olpidium brassicae: vetor de quatro vírus, podridão das raízes em hortaliças; Physoderma maydis: mancha marrom do milho.
2.3 - Oomycetes: Não apresenta quitina em sua parede celular, mas sim celulose. Causam diferentes tipos de doenças, como exs:
2.3.1 – Ordem Saprolegniales - gênero Aphanomyces: podridão de raízes em várias plantas anuais, particularmente ervilha e beterraba.
2.3.2 - Ordem Peronosporales – dividem em três famílias: 1 - Pythiaceae: O gênero Phytophthora ataca grande número de plantas em todo mundo, sendo o agente causal do “damping-off”, podridões de raízes, podridões de