Fungo
Os fungos são organismos eucariotas (constituídos por células 1dotadas de núcleo), microscópios ou não, que não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Incluem as leveduras, os bolores e os mofos, bem como os cogumelos. Constituem um reino de seres separados das plantas, animais e bactérias.
Célula
Os fungos são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este, se extende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes
A divisão das hifas em células é incompleta, caso em que elas são chamadas de septadas e as barreiras divisórias são chamadas septos, ou ausente, caso em que elas são chamadas asseptadas ou cenocíticas. Os Fungos geralmente possuem paredes celulares feitas com quitina e outros materiais. As hifas podem ser modificadas para produzir estruturas celulares altamente especializadas. Por exemplo, fungos que parasitam plantas possuem haustórios que perfuram as células da planta e digerem as substâncias no seu interior; alguns fungos que vivem no interior do solo capturam vermes e outros pequenos animais.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS FUNGOS
Alguns fungos, como as leveduras, por exemplo, são unicelulares. A maioria, no entanto é multicelular, constituída por filamentos microscópicos e ramificados, denominados hifas. O conjunto de hifas forma o micélio.
Hifas e micélios
Um fungo filamentoso se origina de um esporo, que se alonga enquanto o núcleo se multiplica por mitoses. Assim surge a primeira hifa, que cresce e se ramifica, dando origem ao micélio.
A hifa é um tubo microscópico que pode ou não apresentar paredes transversais (septos), delimitando células. Muitos fungos têm hifas não-septadas, preenchidas por uma massa citoplasmática que contém centenas de núcleos, denominadas hifas cenocíticas (do grego koinos, comum, e kitos, célula), para ressaltar o fato de que compartilham um citoplasma comum. No caso das hifas septadas, elas podem apresentar um ou dois núcleos por célula.
A parede